terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Entre em uma geladeira para acostumar!




Fotos acima: Um dos inumeráveis becos de Toledo e uma vista da cidade. Olha a minha cara de "tô com frio".

Pousamos em Madri, alugamos um carro e fomos para Toledo. Muito estranho porque tinha muitos casais e em todo lugar que eu e meu pai íamos achavam que eu era "novia" dele. Honestamente, não sei onde esse povo viu isso porque eu sou a cara do meu pai. Então ele resolveu acabar com a estranheza e todo lugar que a gente ia ele falava que eu era "hija" dele. A minha angústia ainda permanecia e a minha vontade era voltar para casa o mais rápido possível. Nos 2 dias que passamos em Toledo eu ficava tentando me convencer que "daqui a pouco eu estaria em casa de novo" e que "1 mês passa rapidinho".

Agora vou falar um pouquinho de Toledo. Me disseram que na Europa estaria frio. Cheguei lá e não estava frio, estava muito frio, gelado, congelante! Eu nunca tinha visto frio igual! Vou tentar descrever. Entra em uma geladeira e fica lá por um tempo. É como eu me imaginava toda vez que saía de algum lugar fechado e ia para a rua. Recomendo fortemente, todos que nunca foram na Europa no inverno, a entrarem na geladeira de suas casas bem agasalhados para experienciarem um frio parecido com o de lá. Fora o ventinho que faz parecer um pouco mais congelante. Toledo é uma cidadizinha bonita e romântica... Mas com meu pai não pode ser vista desta forma. Recaptulando: Toledo é uma cidadizinha muito bonita e histórica. Sua arquitetura é estilo medieval. Seu ponto alto é o centro, que visto de longe é um morro com vários castelinhos e de perto não dá para cansar de tanto entrar e sair de seus becos intermináveis. Respira história e tem muitos museus, conventos, sinagogas, uma universidade e uma catedral imensa e maravilhosa. Quero só deixar anotadas algumas críticas:
1- Eu li em algum lugar lá em Toledo que as universidades se originaram das grandes catedrais, ou seja, as catedrais eram os grandes centros de estudo e formação dos séculos passados. Para mim isso é muito paradoxal, contando que as universidades atualmente, além de outras coisas, preparam os jovens que entram para entenderem que Deus e conhecimento são coisas que não cruzam a mesma via.
2- A catedral é muito linda e tem peças maravilhosas. Vi um ostensório do tamanho do meu sobrinho de 3 anos, todo trabalhado, de ouro, com diamantes cravejados e um monte de outras coisas que me impressionou. Não seria muita ostentação para uma igreja? Contando que Jesus veio à Terra como uma pessoa simples e não precisava muita coisa para alcançar seua fiéis.

Marcadas as considerações e voltando para a minha análise pessoal, tudo era lindo mas eu não estava muito no clima. Não estava entregue àquela cidade pois ainda estava muito envolvida no meu próprio conflito: Aonde está o meu lugar? A verdade é que eu estava bem longe de casa e teria que arranjar um lugar meu ali. E não foi em Toledo que isso aconteceu.

Nenhum comentário: